Dançou muito no carnaval e está com dores e inchaço nos pés?
Seja um problema de abuso de impacto ou um incômodo frequente, as dores e o inchaço nos pés podem ser resultado de diversos fatores.
Se você passou a noite dançando, bebendo e pulando, certamente seus pés tiveram um impacto muito grande em pouco tempo e precisa de uma descanso. Mas se você sempre tem dores nos pés, é melhor buscar a ajuda profissional para descartar hipótese de doenças mais graves como neuroma de morton, metatarsalgia, tendinites, etc.
Em todos os casos há alongamentos, exercícios e atividades que podem te ajudar a aliviar o cansaço, as dores e o inchaço nos pés. Como por exemplo o método Pilates que possui uma diversidade de exercícios específicos para os pés que estimulam o alongamentos, equilíbrio e postura.
Pisadas fora de alinhamento, posturas incorretas e inflamações podem ser causas de tal incômodo e o Pilates pode ajudar a corrigir ou amenizar cada um desse problemas, promovendo mais bem-estar, saúde e qualidade de vida. Por ser uma prática de pouco impacto, com o uso de bolas, outros acessórios e aparelhos com molas, o método evita o sobrecarga de peso nos pés.
Para aqueles que tropeçam muito, costumam torcer o pé com frequência ou já estão diagnosticado com alguma patologia encontra nas sessões de Pilates o caminho para corrigir e tratar esses problemas
Cuidados básicos que podem ser aplicados por você mesmo, veja abaixo como aliviar e evitar dores e inchaço nos pés:
- Se você dançou muito nas festas, ao chegar em casa, deite-se em superfície confortável com os pés para cima, isso ajuda na circulação sanguínea dos membros inferiores
- Faça gelo por no máximo 15 minutos.
- Massageie os pés com uma bolinha de borracha ou de tênis.
- Faça escalda-pé com água quente, sal grosso e um pouco de álcool durante alguns minutos.
- Evite a ingestão de grande quantidade de fritura, gordura e sal.
- Lembre-se sempre de passar protetor solar nos pés, seja na piscina, na praia ou em atividades outdoor em que esteja calçando sapatos abertos.
- Prefira calçados confortáveis e arejados, sem ser de plástico e de preferência com amortecedor ou palmilha de gel.
- Passe cremes hidradantes para evitar ressecamento da pele.
- Evite caminhar descalço em locais frequentados por cães para evitar bicho geográfico.
- Nunca entre descalço em banheiros públicos.
- Evite os saltos altos.
- Terapias como acupuntura, quiropraxia e reflexologia podem te ajudar com as dores e inchaço.
- Sentado no chão, alongue uma das pernas e puxe os dedos dos pés por alguns minutos.
R. Carneiro Vilela, N º 658, Aflitos, Recife-PE.
Telefones: (81) 3242.0084 | 8454.9383
physalisterapias@gmail.com